A última semana do Flamengo foi muito agitada, seja dentro ou fora das quatro linhas. Na Argentina, a imprensa local levantou a possibilidade de o Estudiantes recorrer à Justiça caso Gonzalo Plata fosse escalado no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O clima de incerteza só aumentou a tensão para um confronto que já carrega rivalidade histórica entre brasileiros e argentinos.
Hoje a Conmebol resolveu colocar um ponto final na polêmica ao se pronunciar oficialmente, indo além do e-mail interno encaminhado ao Flamengo na última sexta-feira (19/08) e garantindo em seu site que o atacante equatoriano está apto a entrar em campo nessa quinta-feira, em La Plata. O anúncio oficial caiu como um alívio para o torcedor rubro-negro, que ainda temia perder uma das peças mais importantes do elenco.
A confusão começou no jogo de ida, no Maracanã, onde Gonzalo Plata foi expulso ainda no segundo tempo, após receber o segundo cartão amarelo. A expulsão gerou protestos imediatos de jogadores e comissão técnica do Flamengo. No dia posterior, a Conmebol reviu as imagens e reconheceu que houve erro claro da arbitragem. A entidade explicou que, por regra, o segundo amarelo não pode ser checado pelo VAR, o que deixou a decisão intocável durante a partida.
Diante dessa análise, a Comissão de Árbitros decidiu anular os efeitos da expulsão, liberando Plata para jogar a volta. No comunicado, a Conmebol ainda destacou que a medida busca preservar os princípios do fair play e da justiça esportiva, evitando que um equívoco prejudique o andamento da competição.
Apesar da boa notícia envolvendo Gonzalo Plata, o Flamengo ainda carrega um enorme sentimento de injustiça após o primeiro duelo contra o Estudiantes. Parte da torcida rubro-negra reclama de dois pênaltis não marcados e de um cenário completamente alterado pela expulsão equivocada do atacante equatoriano, lance que abriu caminho para o único gol argentino no Maracanã.
Não é de hoje que o torcedor flamenguista lida com polêmicas em jogos de Libertadores. Em 2023, o time foi eliminado mesmo com um gol legítimo, que foi anulado nos minutos finais, em um lance em que o passe partiu claramente do defensor adversário. Na ocasião, o bandeirinha assinalou impedimento, o VAR revisou e, mesmo assim, manteve a marcação.